29 de março de 2007

Passatempo Bloc Party com os dias contados

Sim, eu sei que não estou a oferecer um Seat Ibiza, entregue pelas mãos da Shakira, mas também não vos peço que liguem para um número de valor acrescentado. É só postarem um comment engraxador e estão aqui, estão no concerto. (também aceito dinheiro). Dia 01 será anunciado o nome eleito. Se não houver comments dou o bilhete ao Mitra a troco de DVDs da 3a série das Desperate Housewives. Já disse que o passatempo está a terminar?

27 de março de 2007

Dia Mundial do Teatro


Globe Theatre, Londres 2006

É hoje, mas podia ser todos os dias, tendo em conta os vários papéis que desempenhamos em 24 horas !


26 de março de 2007

Habilitações Literárias: Vá pelo seu cartão...

Uma das poucas profissões em que não interessa as habilitações literárias é a política. Não é preciso ter curso, não é preciso ter jeito para assentar tijolo, nem fazer cofragens, apenas é necessário um cartão de filiação que legitime a subida ao poder local (da junta, da câmara), nacional (da assembleia) ou internacional (parlamento, ONU, etc.).

Lembra-me o filme do Manoel de Oliveira (A Caixa):
"O que vossemecê precisa é de uma caixa!" (neste caso, um cartão)

Salazar era um homem baixo!

É só esse o único inconveniente que vejo na entronização que decorreu ontem e que apenas vi "zapidamente". O resto é perfeitamente normal. Afinal este é o país em que os portugueses elegeram democratica e maioritariamente o Presidente Silva e o Primeiro Sócrates. Reparem que Salazar nunca tinha sido eleito democraticamente... Foi uma forma de compensar o facto de, coitadinho, ter vivido numa ditadura.

22 de março de 2007

Passatempo The Rest is Silence

Começa hoje o passatempo de Primavera mais esperado deste blogue, desde a iniciativa Top 5. A partir de hoje e até ao dia 31 de Março podem utilizar os comments para me explicarem porque é que eu tenho de vos levar ao concerto dos Bloc Party. O prémio? O bilhete, claro!

20 de março de 2007

21 de Março

Faz hoje precisamente 27 anos que Jr Ewing foi alvejado no última episódio da série Dallas. Citando uma personagem de Beckett: "How time flies when we're having fun"

19 de março de 2007

A Ressurreição!

O momento cinematográfico ideal para a Quaresma:
Rise Lord Vader!
O imaginário de Star Wars assenta na mesma concepção maniqueísta, intríseca ao catolicismo, com paralelismos muito semelhantes: Darth Vader é o Anti-Cristo cuja queda antecede a subida fugaz que o conduzirá ao mundo das trevas. No momento da sua entronização como senhor do mal as suas palavras revelam ainda alguns traços de humanidade, ao demonstrar preocupação com Padmé. É esta centelha de humanidade que o impede de conquistar a galáxia.

15 de março de 2007

Back to the Future

Não percebo que ideia maravilhosa e inusitada é essa de editar em livro, o blogue de cada um. A maior parte deles até está visível... Será que é para as pessoas que (coitadinhas) ainda não apanharam um choque tecnológico? Ou é um pretexto simpático para a malta da rádio, Tv e das crónicas se juntar, comer uns acepipes e darem palmadinhas nas costas uns dos outros? Para quê pagar por algo que está disponível online, sem ocupar espaço e sem ganhar pó na prateleira? Daa! Para Diários já basta os cadernos de Lanzarote do Saramago...

13 de março de 2007

Espírito Ecológico: Portugal VS Inglaterra

O Primeiro Ministro Tony Blair anunciou que, numa iniciativa sem paralelo, vai reduzir de forma drástica a emissão de gases poluentes.
Por cá, o Presidente Cavaco Silva, após a visita à ecológica piscina dos Olivais, declarou que: "Em casa ando sempre a apagar as luzes e lá no Palácio de Belém também." O Presidente Português vai encomendar um estudo para aferir se o Palácio de Belém é amigo do ambiente. Toma lá Blair que é para aprenderes como é que os países evoluídos lidam com o ambiente!
Nota de fim de Post: Sr. Presidente, também tem uma garrafa de litro e meio dentro dos autoclismos do Palácio? E no Possolo, tem vidros duplos na marquise?

TOP 5

Nota Introdutória:
Numa iniciativa conjunta com o Branco e Azul e o (Non) blog publico hoje a lista dos meus Top 5 Men. Os resultados serão postados em simultâneo, para não haver irregularidades. (No fundo, nós queremos é aumentar o tráfico de gajas e gays nos nossos sites - apesar do meu site meter estar encravado desde dia 7). Se a iniciativa for bem sucedida, podemos passar a falar de coisas mais interessantes: o Top 5 dos filmes, dos livros, das obras de arte, etc. Aceitam-se comentários, sugestões e participantes para as futuras edições deste Top.
Critério: Homens bons, nascidos entre 1960 e 1980, com quem podia jantar, sem olhar para o relógio antes da bebida chegar!

TOP 5:

Ewan Mcgregor, Escócia, 1971
Gael García Bernal, México, 1978
Keanu Reeves, Líbano, 1965
Paul David Hewson, Irlanda, 1960
Vincent Gallo, USA, 1961

12 de março de 2007

I had a car in Africa


© Pots (Morocco, August 2000)

9 de março de 2007

Shakespeare sketch: The making of Hamlet

Rowan Atkinson and Hugh Laurie no seu melhor! Antes de ser House, já Laurie brilhava em Black Adder. (Fantástico como King George na série 3, a minha preferida)

Radiohead - No Surprises

Dedicado à minha entidade patronal e aos meus colegas.

"A heart that´s full up like a landfill
A job that slowly kills you
Bruises that won´t heal
You look so tired and unhappy
Bring down the government
They don´t, they don´t speak for us
I´ll take a quiet life
A handshake of carbon monoxide
No alarms and no surprises
No alarms and no surprises
No alarms and no surprises
Silent, silent..."

7 de março de 2007

ÀS AMIGAS

Às Amigas…

Apaixonadas, entristecidas, divertidas, melancólicas, ansiosas, com sentido de humor, stressadas

Solteiras, casadas, divorciadas

Às Amigas…

Que escolheram ser mães de uma, duas, três ou quatro crianças (por enquanto)
Que escolheram não ser mães
Que tentam ter filhos
Que perderam filhos


Às Amigas…

Que vão mudar de País
Que mudaram de cidade
Que mudaram de vida

Às Amigas…

Que gostam de trabalhar
Que decidiram abrandar o ritmo de trabalho
Que procuram mudar de emprego
Que estão sem emprego

Às Amigas…

Que respeitam o silêncio
Que ouvem as palavras
Que estão sempre presentes

Minhas Amigas, cada uma de vocês é uma
Beautiful Girl!

(Vejam o clip para dos INXS e identifiquem-se)

6 de março de 2007

Analogias

O Prison Break deu-me uma ideia: Vou tatuar a A6 e a A2 nas costas para ver se consigo fugir. Só ainda não decidi onde vou colocar o nó da Marateca - se calhar perto do sovaco, tendo em conta o cheiro...

5 de março de 2007

Nós, os Possidónios e os Pirosos

(…) Mas voltando aos suburbanos há pormenores que eles coitados não aprendem por mais que a gente os eduque, por mais amestrados que pareçam estar, continuam a dizer lábios em lugar de beiços, funeral em lugar de enterro, vermelho em lugar de encarnado, prenda em lugar de presente, vista em lugar de olho, conduzir em lugar de guiar, falecer em lugar de morrer, escutamos uma palavra dessas e sentimos um arrepio a paralisar-nos a espinha, quando a minha secretária, para não ir mais longe, se sentava ao meu colo e me chamava fofo, perdia a erecção para um mês, é uma tristeza ter de afirmar isto mas a verdade é que existem três categorias de pessoas, nós, os possidónios e aqueles que os possidónios chamam pirosos, de modo que pergunto eu como é possível haver democracia, o meu voto valer o mesmo que o de um sujeito amancebado com uma megera que dá dois beijinhos em lugar de um? (…) na minha opinião a grande asneira do Salazar foi ser tão ingénuo que consentiu que essa gentinha, as Fernandas, as Fátimas, os Vítor Manuéis, os Carlos Albertos, enriquecesse, comprasse andares no Cacém, entrasse na Universidade, entrasse no Exército e o resultado, pudera, aí está, cartões dourados, engarrafamentos, Telheiras e partidos políticos, os comunistas quase a tomarem conta disto, a organizarem festarolas com cantorias e discursos (…)

© António Lobo Antunes: O Manual dos Inquisidores (1996)

Guerra de Audiências

Neste momento tenho 2542 visitantes, o que quer dizer que 2542 computadores visitaram este blog, uns sem querer, outros por acaso e outros a meu pedido, que ando a bater à porta dos vizinhos a pedir para usar o PC só para acrescentar mais um visitante! Mas hoje, hoje, tudo vai mudar... Abaixo vou escrever o Abracadabra que vai fazer disparar as audiências. Oram vejam: (Amanhã vos direi se tenho ou não razão)
Paris Hilton, Shakira, Soraia Chaves, Madonna, Cristiano Ronaldo, George Clooney, Beyoncé, José Mourinho, Live Sex, Padre Amaro, Novela, Floribella, Morangos com Açucar, D'Zert, Gato Fedorento, Opus Dei, Paulo Portas, Sócrates, Berlusconi, Alberto João, Pinto da Costa, FCP, Benfica, Sporting, Leiria, Prince William, Doping, Free Weed, 09/11, Global Warming, Harry Potter
Acho que está quase tudo, Babes Boas, Homens Bons, Homens Maus, Sexo, Corrupção, Ficção, Humor e Desgraças. Se isto não resultar desisto e volto a deitar Tarot, ou a fazer colecção de cromos!

2 de março de 2007

Eufemismos e Status Quo

Nas classes médias altas, que não têm muito dinheiro, mas têm (como certas casas à Lapa) imenso Cachet, há certas maleitas (dramas, enfermidades, doenças, condições, hábitos) que adquirem um "je ne sais quoi" de glamour, por força o eufemismo e da terminologia. Aqui vão alguns exemplos em dois pequenos parágrafos ficcionados:
Caetana era uma menina feliz; quem falava com ela jamais poderia imaginar o pesadelo que carregava desde tenra idade: O marido da mãe tinha abusado sexualmente dela, a mãe, fruto da profunda depressão em que se encontrava, tinha desenvolvido um problema com a bebida e Lourenço, o irmão, ainda não tinha saído do penico para a retrete e já tinha um sério problema de pediculose!
Soraia era uma miúda feliz; quem falava com ela jamais poderia imaginar o mal que vivia desde pequena: O padrasto tinha-a violado , a mãe, depois de a ter abandonado duas vezes, estava sempre bêbeda e Fábio, o irmão, ainda não tinha saído do bacio para a sanita e já tinha o cabelo cheio de piolhos!

1 de março de 2007

Os Idos de Março....

Estava a ver que nunca mais chegava Março. Pode ter sido um mês fatídico para o Imperador da Roma Antiga, mas eu é não tenho nada a ver com isso. Já o T.S. Eliot, por exemplo, dizia que "April is the crullest month". Devia ser por causa das águas mil. O que interessa é que faltam vinte dias para a Primavera e daí ao Verão é um instantinho.