31 de maio de 2007

'Life's a mockery without Win'




(Representação de Happy Days de Samuel Beckett:
Tamarie Cooper na pele da personagem Winnie, em 2000)

30 de maio de 2007

Post (um bocadinho a puxar para o) inconveniente

Eu Blogger, hoje faço greve contra a injustiça e a indiferença de quem não perde uns segundos para partilhar este espaço de silêncio!
Também descobri que a cidade com menos autocarros é muito mais agradável para andar de carro. Melhor do que isto, só o dia sem carros! Ainda melhor, seria um dia sem táxis e sem autocarros!

28 de maio de 2007

Wedding Chapels à Vegas Já!

Já que não podemos fazer o aeroporto no deserto que é a margem sul, será que podemos fazer um franchising de Wedding Chapels, à Vegas? (a Holy Christ Chapel, a Almada Forum Chapel, a Decathlon Chapel, a Leroy Merlin Chapel, a Auchan Chapel...).
E será que podemos passar a dizer: "O que acontece na margem sul, fica na margem sul"?
Se assim for eu quero que a margem sul seja um deserto, agora, já! Plim!
Viva Las Almadas, Las Coinas y Los Poceirões!

"CATEDRAIS DO SILÊNCIO E OUTROS NÃO LUGARES"



Renato Roque

Porque o Silêncio está em alta, Renato Roque apresenta uma exposição de fotografia intitulada "Catedrais do Silêncio e Outros Não Lugares", na galeria João Pedro Rodrigues, Porto, a partir de sexta-feira dia 01 de Junho de 2007. Fico a pensar se o que não se diz, ou não se fala, será um não lugar... Porém, até mesmo um não lugar é alguma coisa, em qualquer parte, pois não ser é uma forma de ser e não dizer, outra forma de dizer ainda... (filosofias matinais de trazer por casa)

24 de maio de 2007

Dica para o Eng. Mário Lino

Caríssimo Senhor Ministro Engenheiro (Inscrito na Ordem e tudo, conforme mencionou há algumas semanas):
Se está à procura de uma mudança de carreira, mas não tem coragem de dizer ao Sr José que está farto, o melhor é fazer uma piada com a Maddie. Acho que é capaz de ter resultados mais imediatos...

22 de maio de 2007

Sir Laurence Olivier



Faria hoje 100 anos. Um grande actor que dizia da sua profissão:
"What is acting but lying and what is good lying but convincing lying?"

21 de maio de 2007

This fire is out of control!


© Público
Cutty Sark em chamas na doca onde estava a ser restaurado.
Assim, é capaz de demorar um bocadinho mais do que o previsto...
Keep up the good work!

Morangos amassados

Afinal há notícias para além da Maddie. Abro o google e surge a notícia bombástica: o "não-sei-quantos" actor dos morangos com açucar, levou com um copo no Loft e acabou com 60 pontos na cara e 10 nas costas! Eu não sei quem é, mas conheço o loft, costumo ver os adolescentes à porta. A malta da minha idade é mais left, também em Santos, do outro lado do largo Vitorino Damásio e nunca vi copos a voarem. Imagino que a TVi já esteja a incorporar no guião dos morangos um tipo cheio de cicatrizes e, provavelmente, esse moranguito feito compota acabará por fazer o episódio piloto do extreme makeover português! O mais triste é que o dito atacante desapareceu sem ser identificado o que me deixa preocupada com os filhos adolescentes das minhas amigas que frequentam o Loft. Eu achava que estes sítios já tinham circuito fechado de TV... É o nosso lado primitivo que quer uma "anagnórise": o mal está feito, mas o reconhecimento e a punição ajudam a atenuar a dor. A vingança leva à satisfação privada pois quem sofreu pode ver e fazer sofrer, como retaliação. O princípio da reciprocidade está na base da justiça.

18 de maio de 2007

A Vida está pela hora da Morte

Sempre ouvi expressões como “o custo de vida” e que os preços estão pela “hora da morte”. Pois bem, ao fim de vários meses a cismar nisto, acho que existe uma relação oculta entre as cotações e o custo da vida e da morte. Chamei a esta invenção delirante a Bolsa da Vida/Morte.
Imaginem as cotações do dia que geralmente têm como índices de referência o Yen, o Dólar Americano, a Libra Inglesa e o Euro. Para efeitos da minha bolsa de vida ou morte há efectivamente uma relação entre as unidades monetárias e o valor da vida. Passemos então a alguns exemplos de cotações (aceitando, desde já correcções monetárias):

1 americano = 5 japoneses; 10 chineses; 2,5 europeus do sul; 1,25 do centro e norte da Europa; 12,3 iraquianos; 10,01 palestinianos....

Podíamos apurar isto, mas não vale a pena. A fé e a economia ditam a guerra e, consequentemente, o valor da a vida e da morte que obedece aos credos e aos números.

14 de maio de 2007

O que for será...

Será que a dor dos ricos é mais profunda que a dos pobres?
Será que a dor dos cultos é mais profunda que a dos incultos?

Será que a promiscuidade dos ricos é mais apurada que a dos pobres?
Será que a promiscuidade dos cultos é mais apurada que a dos incultos?

Será que a fé dos ricos é maior que a fé dos pobres?
Será que a fé dos cultos é maior que a dos incultos?

10 de maio de 2007

ohio impromptu by Samuel Beckett

Mesmo que não se goste de Beckett, só para ouvir o Jeremy Irons, vale a pena.

9 de maio de 2007

Acrónimos

Sempre detestei acrónimos. Acho mesmo que deviam ser guardados como jogo trivial de sociedade, ou para as aulas de inglês técnico (ESP: English for Specific Purposes) pois a simplificação, às vezes, complica. Exceptuando os partidos políticos, sindicatos e organizações nacionais e mundiais e empresas, actualmente o filão dos acrónimos está vocacionado para as SMS (outro acrónimo para Short Message Service) e Internet e é uma cópia do inglês. Assim se banalizou o lol, o asap, etc. etc. Quem não domina a gíria não escreve, mas quem escreve sabe utilizá-la, sem por vezes saber o que o acrónimo significa. Sim, pois nem todo o mundo que "googla" sabe o que quer dizer www. Querem exemplos? Ora vejam estes acrónimos que a informática nos oferece:
1. VGA
2. RGB
3. OCR
4. CD-ROM
5. CPU
Irrita-me!

7 de maio de 2007

Wish List de Fitas:

  • La Educación de las Hadas
De: José Luis Cuerda
Com: Ricardo Darín, Irène Jacob, Bebe
Género: Drama
Estúdios: Tornasol Films S.A.
ARG/ESP/FRA/POR, 2006, Cores, 103 min.
Porque se passa em Barcelona e tem a bela Irène Jacob.
  • Scenes of a Sexual Nature
De: Ed Blum
Com: Holly Aird, Eileen Atkins, Hugh Bonneville, Ewan McGregor, Mark Strong
Género: ComDra
Estúdios: Tin Pan Films
GB, 2006, Cores, 91 min.
Porque é Brit, tem o Ewan McGregor e a acção decorre no maravilhoso parque de Hampstead Heath.
Aceitam-se críticas e sugestões, se alguém já tiver visto.

Confesso

Confesso que me ocorreu um post com crianças que ficam a dormir, enquanto os pais vão ali e já vêm. Fico-me pela intenção e apenas equaciono a mobilização popular e pondero se fosse outra criança, de outro país, de outra raça, com pais com outra actividade profissional, como seria tratado o assunto. Dizem que o presumível raptor deve ser estrangeiro, pois este tipo de suposto rapto e possível abuso não se enquadra nos padrões portugueses. Lá isso é verdade, os portugueses têm por modus operandi, no que toca ao abuso sexual de menores, atacarem os familiares ou vizinhos próximos, repetidamente, por muitos e longos anos...
Também me questiono, agora e sempre, no impacte que a mediatização tem na cabeça do consumidor que visiona o notíciário, de hora a hora, à espera de algo que apenas se traduz pela sistemática confirmação da não-notícia, isto é, nada há, por enquanto, a acrescentar ao que foi dito. Se houvesse, interrompiam por certo o alinhamento, logo não seria necessário esperar pelo próximo bloco noticioso.

4 de maio de 2007

Hotel Babylon

Para os fanáticos de séries aqui vai uma sugestão: Hotel Babylon. Na BBC já vai no fim da segunda temporada e será uma questão de tempo, até chegar até nós. Trata-se do drama nos bastidores de um hotel. A mim (que ainda não vi) parece-me mais uma espécie de "Barco do Amor meets Dallas", fora de água num hotel, mas pode ser só impressão. Fica link, para quem está ávido de novas coisas para ver.

2 de maio de 2007

London Fashion Tips:



A Spidermania 3 invadiu Londres!


A colecção da Kate Moss para a Top Shop, inaugurada com pompa e circunstância, às 20h de dia 30, na loja de Oxford Street, com dezenas de fans à espera desde manhã. Ideal para quem gosta do look de drogadita (pelo browse que fiz, a Kate só não incluiu na colecção o kit seringa!)


Vans com flamingos. Aliás, os flamingos estão in, até as produções de moda têm flamingos a passear!

Beware!