28 de novembro de 2007

Xmas Letter

Dear Mr Father Xmas:
For the past twenty years I've been noticing that you have been systematically ignoring all my Christmas requests. After reflecting upon all the circumstances I've concluded that this has happened probably due to two main factors:
1st: I haven't expressed myself in a language that you are familiar with.
2nd: I haven't been asking the right presents.
Thus, this year, I'm determined to make amends, change the equation and write in a language that everybody understands, asking for the right stuff. Here goes....

Dear Father Xmas,
All I want for Xmas is:
Wars
Terrorism
Increase in the interest rates
Plagues
Earthquakes
Any other thing You may find convenient and appropriate.
Love,
Cuga

PS: If you think that's not enough, you can always give me the Mini Cooper D in Red and White (Xmas colours)

26 de novembro de 2007

O Rio das Flores (de papel)

O novo livro do Miguel Sousa Tavares preenche, desde a semana passada, e depois do Lobo Antunes (O Meu Nome é Legião) o lugar na minha cabeceira (cortesia do Ouriço que mo emprestou). Comecei a ler e avancei rapidamente, página atrás de página... Convenhamos que para quem está habituada a Lobo Antunes, Tavares é brincadeirinha: faz sentido e tem muitas descrições de tudo e mais alguma coisa (desde a tourada, com alguns erros que os aficionados depressa detectam, à história do café no Brasil, das fazendas, etc...).
Deve dar trabalho escrever uma prosa assim, recheada de detalhes, tudo para contar a vida de um homem que até se podia escrever num parágrafo longo, não fosse o gosto pelo pormenor histórico tomar conta do enredo!
Já tinha lido o Equador que achei "honesto" (assim nem carne, nem peixe, mas simpático). Não vou acabar de ler o Rio das Flores, pois tem um mar de letras em que quase me afogo. O narrador fala, fala, fala e não me diz assim nada de muito especial. Reconheço a mestria em escrever tantas páginas, com tanta investigação, reconheço que há uma voz, pois ambos os romances têm a marca do seu autor, porém, sinceramente, essa voz é muito enfadonha e repetitiva.
Depois da viagem a São Tomé e um pouco da Índia, vem agora o Brasil. Imagino que o próximo romance terá Macau como cenário, tendo em conta que preenche os requisitos mínimos que o MST necessita: ser longe, exótico e já ter sido português!
PS Para todos os que gostaram deste livro: não me levem a mal, afinal eu gosto de Lobo Antunes!

Mr Freeze Chávez

Tendências Políticas para Outono/Inverno: Silêncios Congelados



O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem que as relações diplomáticas do seu país com a Espanha e a Colômbia estão "congeladas", noticiou a edição on-line do diário espanhol "El País". (IN: Público 26/11/2008)

23 de novembro de 2007

Em Alvito

Ontem estive em Alvito. Também existe o Alvito, do parque infantil e das senhoras que não pagam impostos, nem cobram IVA, mas ontem estive em Alvito, no Alentejo.
Fui tomar contacto com o espólio de um poeta, já falecido, com vista à publicação de material inédito. O que até ontem era só silêncio de alguém desconhecido ganhou a forma de cartas, carteiras, cartões, cadernos e chaves...
Ontem, sem estar à espera, adoptei um morto!

21 de novembro de 2007

Preço sob Consulta

Chega a esta altura e toda a gente começa a fazer listas de presentes: a daqueles que amamos (sempre em número 1) a dos "assim-assim", a das obrigações e retribuições, a dos agradecimentos, etc. Não vou deambular acerca da extensão da lista de cada um, nem tão pouco da minha, vou apenas desabafar sobre o que mais me enerva:
Sou uma pessoa pragmática e que não gosta de perder tempo nas compras. Porém, adoro gastar tempo a pensar no presente certo para cada pessoa da lista por isso, como não gosto de andar sem rumo, uso bibliografia - Neste caso, as revistas que anunciam ter sugestões de Natal para todos, desde o namorado, ao periquito. A ideia é chegar à conclusão do que vou dar, ir à loja e sair com a sensação que não despachei nomes numa lista, antes escolhi o presente certo (dentro do meu orçamento de contenção) para cada um. Ora o que MAIS ME IRRITA é que as Vogue, Máxima, Elle e Lux Woman estão cheias de sugestões com a legenda que nomeia o produto seguida (entre parênteses) da frase:"Preço sob Consulta". Geralmente estas três palavras querem dizer apenas: "Isto é bestialmente caro e nós não queremos assustar os leitores de classe média".
É por isso que prefiro a Telva e a Woman e a Marie Claire espanholas: se colocam uma Kelly Bag, não têm qualquer pudor em escrever (7000 Euros, por encomenda) Isto sim é ajudar! Ao ler, sei imediatamente 2 coisas:
Nunca a vou oferecer; Nunca ma vão dar (A não ser que o Euromilhões mude a vida de alguém que me ame muito, pois eu não tenho por hábito jogar)

19 de novembro de 2007

Conselhos para o Mau Tempo

No primeiro dia do resto do nosso Outono e Inverno a Protecção civil sugere várias medidas de prevenção. Este blog sabe que certas mensagens são confusas por isso, embuído de espírito solidário, elaborou um guia de fácil compreensão.

Feche portas e janelas e retire os objectos soltos que se encontrem nas varandas e peitoris.
(Pessoal, toca a retirar as bandeirinhas de Portugal e os Pais-Natal a subir pelas escadinhas, ok?)

– Sempre que possível, adie as viagens para as zonas afectadas pelos ventos fortes. Se não o puder evitar, modere a velocidade do veículo.
(Aviões a menos de 400 Kms por hora e barcos a diminuirem os nós. Carros e motas à vontade, como vai haver congestionamentos por todo lado, também não vão muito longe...)

– Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.
(Malta do Parque de Campismo: Toca a levantar arraiais e regressar à Holanda e à Alemanha, que aqui não há mais sol para ver. Malta portuguesa: Subam aos telhados e fiquem a ver se eles não voam; Peguem na serra eléctrica e cortem todas as árvores num raio de 600 metros)


– Em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte os Bombeiros locais e/ou o Serviço Municipal de Protecção Civil do seu concelho. Previna-se com roupa quente e calçado adequado.
(Se tiver uma inundação por excesso de torneira aberta, esqueça, que os Bombeiros hoje têm mais do que fazer do que socorrer gente desleixada e distraída!)

14 de novembro de 2007

Paz, Luta e Natal

Na luta pela paz (lutar pela paz é o maior oxímoro que conheço) coloquei o Natal de castigo! Espero que quando o Advento começar a ordem esteja, de novo, retabelecida. Caso contrário, esqueçam o Santo Natal...

10 de novembro de 2007

Epifania de fim de semana para o Sr. Dr. António Costa

Eu sei como acabar com os problemas do trânsito na cidade ao fim-de-semana sem ter de cortar o trânsito no Terreiro do Paço (também conhecido pela Praça do Comércio, embora a única coisa que lá se comercialize seja droga): Basta aplicar efectivamente a lei da junta médica isenta e retirar a carta a todos os andam por aí qual Magoos à solta. Não é à toa que lhes chamamos condutores de domingo... É que ainda há médicos "amigos" que passam atestados de aptidão a pedido, sem nunca terem visto o requerente. Isso sim é negligência e até cumplicidade em potenciais homicídios involuntários!

4 de novembro de 2007

Os PCs afinal têm Alma

Desenganem-se já! Não vão por aí! Não acreditem, nem por um segundo, que o título se refere ao Jerónimo, ou da Odete, ou de outros camaradas operários! Nunca seria tão vil, ou tão mesquinha, que usasse o golpe mais baixo, a forma de insulto mais gratuita e perniciosa de ofender os ateus!
Falo apenas dos Personal Computers, esses sim, têm alma... O meu, talvez por despeito de ter sido igualado, em termos sonoros, a uma bimby a fazer sopa, morreu no dia 2 de Novembro. Dia dos finados e ele morre! Sim, o que era só um fugitsu até anteontem, é hoje um "ele" tal o espanto que me provocou o seu abandono deste mundo. E agora? Agora, até recuperar o disco rígido e até encontrar outro PC com alma (mas barato e magro) as intermitências em postagens serão maiores. Dependo da bondade de PCs estranhos e seus utilizadores!