18 de maio de 2008

QV

Qualidade de Vida:
Ter dinheiro para fazer opções é uma forma de procurar a qualidade de vida que se deseja, certo? Então, se assim é, por que é que a classe média alta portuguesa associa qualidade de vida aos seguintes bens/ comodidades:
- Apartamento no centro ou num bom subúrbio de betão, mas caro, muito caro e com quarto para a empregada;
- Carro muito caro, de preferência metade do valor da casa até porque a empresa, assim como assim, é que paga. Por extensão deste ponto telemóvel e gadgets a condizer, tal como a roupa (de marca e, claro, cara).
- Filhos num colégio caro, onde podem conviver com outras crianças com pais que guiam carros topo de gama e vivem em casas encaixotadas, com empregada.
Isto tudo parece supérfluo mas é de extrema importância uma vez que a casa precisa de ser grande, pois tem de ter quarto para a empregada que assegura que os filhos, quando chegam na carrinha do colégio caro, não ficam sozinhos até que os pais cheguem, ao fim de muitas horas ausentes, no seu carro topo de gama.
Quanto mais vejo os meus semelhantes mais me convenço que qualidade de vida é poder ir a pé até casa almoçar com a família!

7 comentários:

Ouriço disse...

ôôlhelhe lá uma coisa, estamos rodeadas deles, falta-nos a resma de filhos... e esqueceu-se (ôlhe) de mencionar que também é a empregaga que janta com eles na cozinha porque quando os pais chegam a casa no topo de gama, jantam os dois na sala de jantar, para porem a conversa em dia sem o incómodo de fazer conversa com a criançada "supébarulhenta".

Anónimo disse...

Por oposição, como eu não tenho nada disso (vivo em Lx, carro bastante mediano, sem filhos), é porque sou uma ganda pobretanas...e essa constatação, apesar de poder ir almoçar a casa, tb não me deixa muito feliz...

Carla Ferreira de Castro disse...

SFF:Deixa-me adivinhar quando dizes que és pobretanas, vives concerteza no centro de Sacavém ou Moscavide, ou mesmo Chelas, guias um Opel Corsa Swing Branco, de 1996mas que ainda está bom e não precisas de ir almoçar a casa pois na fábrica onde trabalhas por turnos, têm cantina e quando não gostas da comida levas a marmita com as ervilhas guisadas, ou a jardineira, do jantar da véspera.
OURIÇO: Nada tenho contra as empregadas (só inveja de quem tem uma todos os dias.) Tal como tu, tenho é contra quem tem filhos para depois pagar o que for preciso para os manter à distância, como se fossem mais um adereço de luxo. E, claro, tenho IMENSA inveja de quem trabalha perto de casa. Eu para vir a casa almoçar tenho de sair do trabalho a meio da manhã e só consigo regressar perto da hora do lanche (se for um almoço rápido)

Anónimo disse...

Cuga, TU TENS PODERES!

Rita disse...

Além de poder ir a pé até casa almoçar com a familia, qualidade de vida pode ser também não ter de olhar para as horas (embora eu aprecie muito relógios:))

Carla Ferreira de Castro disse...

@bom dia comunidade: O meu primeiro gesto de férias é esquecer o relógio (e tb gosto mto de relógios). Sim, essa é a definição maior de QV: Não ter de fazer tempo, perder tempo, não ter tempo a perder...

Ouriço disse...

E é vê-los a sair aos 4 e 5 de C5 ou sharans, ao sábado, nos Macdonald´s...
E vou acabar com o escárnio e o mal dizer, antes que me parta um raio...