19 de novembro de 2007

Conselhos para o Mau Tempo

No primeiro dia do resto do nosso Outono e Inverno a Protecção civil sugere várias medidas de prevenção. Este blog sabe que certas mensagens são confusas por isso, embuído de espírito solidário, elaborou um guia de fácil compreensão.

Feche portas e janelas e retire os objectos soltos que se encontrem nas varandas e peitoris.
(Pessoal, toca a retirar as bandeirinhas de Portugal e os Pais-Natal a subir pelas escadinhas, ok?)

– Sempre que possível, adie as viagens para as zonas afectadas pelos ventos fortes. Se não o puder evitar, modere a velocidade do veículo.
(Aviões a menos de 400 Kms por hora e barcos a diminuirem os nós. Carros e motas à vontade, como vai haver congestionamentos por todo lado, também não vão muito longe...)

– Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.
(Malta do Parque de Campismo: Toca a levantar arraiais e regressar à Holanda e à Alemanha, que aqui não há mais sol para ver. Malta portuguesa: Subam aos telhados e fiquem a ver se eles não voam; Peguem na serra eléctrica e cortem todas as árvores num raio de 600 metros)


– Em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte os Bombeiros locais e/ou o Serviço Municipal de Protecção Civil do seu concelho. Previna-se com roupa quente e calçado adequado.
(Se tiver uma inundação por excesso de torneira aberta, esqueça, que os Bombeiros hoje têm mais do que fazer do que socorrer gente desleixada e distraída!)

2 comentários:

Sérgio Mak disse...

Preferindo concelhos para o mau tempo, deixo aqui três: Arruda dos Vinhos, Tondela e Condeixa a Nova....

Anónimo disse...

Há "Mau tempo no blog"...