10 de setembro de 2007

O Tratado

Esta mania da presidência Portuguesa da União Europeia fazer a rota dos sabores é um verdadeiro circo. De Viana a Faro lá está o rancho folclórico e a gastronomia da região em destaque! Enquanto isso o contribuinte europeu paga as deslocações constantes acrescidas da logística revista de aumentada de andar sempre a transferir as manobras de segurança de região para região. Eu sei que o nosso país é pequeno que é o "País dos Pequenitos" da Europa, mas ver as imagens de Viana nos telejornais deixou-me um pouco sem jeito... Só lá faltavam os assaltantes dos bancos! Ainda por cima, depois de tanto esforço, todo o nosso protagonismo nacional fica ofuscado pelo casal Mccann, esses sim superstars mediáticas do momento.
Voltando à questão do Tratado, está prevista uma reunião para o próximo mês em Lisboa, será que se decide e se fica a chamar Tatado de Lisboa? Fiquei a pensar em nomes, Maastricht ficou na história graças ao Tratado, mas Roma não precisou de Tratado para ser conhecida. Acho que há que ponderar se Tratado de Lisboa é a melhor opção... Tendo em conta a riqueza terminológica das localidades do nosso país gostava de fazer algumas sugestões:
Tratado de A. da Gorda (chamando a atenção para o grave problema de obesidade com que a Europa se depara)
Tratado dos Cunhados (tendo em conta que o Parlamento, tal como o resto da esfera política é um mundo de compadrios)
Tratado do Torrão (porque é uma aliteração bonita)
Tratado da Ajuda (porque é disso que metaforicamente se trata)

1 comentário:

Kinder disse...

Eu para mim, como acho que anda tudo doente, arranjava uma terra que tivesse um nome mais anatómico para tudo fazer mais sentido:

Tratado da Cabeça