25 de abril de 2009

Ter um Hitler por cima da lareira...

Esta semana foram leiloados em Inglaterra e na Alemanha aguarelas cuja autoria está atribuída a Hitler. Em Inglaterra 13 aguarelas renderam 110 mil Euros, na Alemanha, mais precisamente em Nuremberga, duas aguarelas renderam 32 mil Euros. A base de licitação começava nos 3500 Euros mas, em alguns casos, chegaram aos 18 000 Euros.
O que é que as pessoas que compraram dizem: Tenho um Hitler em casa? E onde o penduram? Na sala, no Wc, ou no Bunker? Teriam de ser telas absolutamente excepcionais para que a arte ultrapassasse o desprezo e a beleza suplantasse o horror de se ter um Hitler em casa! Mas não são! Tratam-se de paisagens insípidas, pueris e inocentes datadas de 1914. Quando a 1º Guerra Mundial começava, Hitler pintava granjas, rosas e paisagens... Aparentemente as suásticas só vieram mais tarde, no seu período "mass-murderista"!

1 comentário:

Nirvana disse...

Há coisas que ultrapassam a minha capacidade de compreensão. Eu não queria nenhum, nem dado. Não conheço os quadros, mas acho que as obras de arte, sejam telas, livros, fotos, esculturas, têm sempre um pouco do autor. Duvido que a mão de Hitler pudesse transmitir algo bonito para a tela.